3º Passo: Leitura
As crianças da Educação Infantil gostam de
realizar pseudoleituras, ou seja, leem a história por meio das ilustrações e
criam o enredo, sendo essa uma das possibilidades de concretizarem essa etapa. No
entanto, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o professor pedir que os
alunos realizem a leitura silenciosa da história para que possam atribuir
significado à narrativa. Em ambos os casos, o professor pode promover intervalos
de leitura, ou seja momentos de mediação, no intuito de observar e tentar sanar
as dificuldades enfrentadas.
No caso do livro “O Casamento da Princesa”,
o professor também pode se tornar o “GRIÔ” das crianças e ler ou contar a
história que está no livro. A palavra “griô”, dizem, deriva da transliteração
para o francês (guiriot) da palavra portuguesa “criado” (SISTO, 2010, p. 11).
QUEM SÃO OS “GRIÔS”?
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Os
griôs são bibliotecas vivas da tradição oral de vários povos africanos.
No
continente africano, um griô nasce griô, seu ofício não é escolhido,
relaciona-se
a uma herança e à sua origem.
Quando nasce um griô, a ele são atribuídos direitos e deveres,
ele é responsável por guardar e transmitir a história do
seu povo.
Quando um griô morre, diz-se que uma biblioteca se foi,
porque ele
carrega consigo a sabedoria e as tradições desse povo.
É por meio da tradição
oral que o griô transmite às novas gerações o que sabe,
especialmente às
crianças.
Existem mulheres e homens que são griôs e griotes.
Além das
tradições de seu povo,
essas pessoas conhecem o som dos animais,
dos grandes
aos pequenos, das cigarras
aos elefantes.
Fonte:
<http://etnicoracial.mec.gov.br/images/pdf/publicacoes/Histria%20e%20cultura% 20africana%20e%20afro-brasileira%20na%20educao%20infantil.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2014. |
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