quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

3º PASSO: LEITURA

3º Passo: Leitura

As crianças da Educação Infantil gostam de realizar pseudoleituras, ou seja, leem a história por meio das ilustrações e criam o enredo, sendo essa uma das possibilidades de concretizarem essa etapa. No entanto, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental o professor pedir que os alunos realizem a leitura silenciosa da história para que possam atribuir significado à narrativa. Em ambos os casos, o professor pode promover intervalos de leitura, ou seja momentos de mediação, no intuito de observar e tentar sanar as dificuldades enfrentadas.
No caso do livro “O Casamento da Princesa”, o professor também pode se tornar o “GRIÔ” das crianças e ler ou contar a história que está no livro. A palavra “griô”, dizem, deriva da transliteração para o francês (guiriot) da palavra portuguesa “criado” (SISTO, 2010, p. 11).

QUEM SÃO OS “GRIÔS”?
Os griôs são bibliotecas vivas da tradição oral de vários povos africanos. 
No continente africano, um griô nasce griô, seu ofício não é escolhido, 
relaciona-se a uma herança e à sua origem. 
Quando nasce um griô, a ele são atribuídos direitos e deveres, 
ele é responsável por guardar e transmitir a história do seu povo. 
Quando um griô morre, diz-se que uma biblioteca se foi, 
porque ele carrega consigo a sabedoria e as tradições desse povo. 
É por meio da tradição oral que o griô transmite às novas gerações o que sabe, 
especialmente às crianças. 
Existem mulheres e homens que são griôs e griotes. 
Além das tradições de seu povo, 
essas pessoas conhecem o som dos animais, 
dos grandes aos pequenos, das cigarras 
aos elefantes.





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