O professor da Educação Infantil e/ou Anos
Iniciais do Ensino Fundamental poderá fazer a leitura da obra ou conta-la, logo
após conversará com os alunos a respeito dos personagens, suas características,
o espaço e o tempo onde ocorre à narrativa, como se dá o desafio entre os
pretendentes: o Fogo e a Chuva (qual a preferência dos alunos), o enredo (pedir
que recontem), analisar as ilustrações (vestimentas/kente; traje típico da
etnia ashanti, animais, cerâmicas, joias, tantãs, música, entre outros),
ressaltar a linguagem literária e sua fruição estética (os adjetivos utilizados
na obra) etc.
A narrativa do encontro da princesa Abena
com seu pretendente, a Chuva, é muito bonita e representa o quanto o autor teve
cuidado com a estética literária. Observe o seguinte trecho, “nem é preciso
dizer que Abena logo se encantou com os modos de seu primeiro pretendente. O
olhar molhado, o corpo luzidio, as palavras que rolavam feito água cantante
ficaram ainda mais bonitas nos versos que ele chuviscou em seus ouvidos”.
O docente poderá também falar sobre o
significado do nome da princesa Abena (nascida na terça-feira, em Akan),
mostrar o mapa do continente africano e situar onde ficam os países de origem
dos pretendentes (...das savanas de Burkina Fasso, até as areias do Golfo da
Guiné, até as plantações do Togo, até as florestas da Costa do Marfim...).
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