quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

3º PASSO: LEITURA (INTERVALO)

O professor da Educação Infantil e/ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental poderá fazer a leitura da obra ou conta-la, logo após conversará com os alunos a respeito dos personagens, suas características, o espaço e o tempo onde ocorre à narrativa, como se dá o desafio entre os pretendentes: o Fogo e a Chuva (qual a preferência dos alunos), o enredo (pedir que recontem), analisar as ilustrações (vestimentas/kente; traje típico da etnia ashanti, animais, cerâmicas, joias, tantãs, música, entre outros), ressaltar a linguagem literária e sua fruição estética (os adjetivos utilizados na obra) etc.
A narrativa do encontro da princesa Abena com seu pretendente, a Chuva, é muito bonita e representa o quanto o autor teve cuidado com a estética literária. Observe o seguinte trecho, “nem é preciso dizer que Abena logo se encantou com os modos de seu primeiro pretendente. O olhar molhado, o corpo luzidio, as palavras que rolavam feito água cantante ficaram ainda mais bonitas nos versos que ele chuviscou em seus ouvidos”.



O docente poderá também falar sobre o significado do nome da princesa Abena (nascida na terça-feira, em Akan), mostrar o mapa do continente africano e situar onde ficam os países de origem dos pretendentes (...das savanas de Burkina Fasso, até as areias do Golfo da Guiné, até as plantações do Togo, até as florestas da Costa do Marfim...). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário